#VidaSaudável: Treine no Inverno! (Por Bruna Viana – Cref: 135260 G/SP)

TREINE NO INVERNO!
(Por Bruna Viana – Cref: 135260 G/SP).

Por essa você não esperava: frio ajuda a emagrecer.
Sim, é real. E é por isso que se sua meta for emagrecer para o verão, o seu projeto verão deve começar hoje.
As temperaturas mais baixas exigem que o seu metabolismo trabalhe mais para aquecer o seu corpo, ou seja, só de estar frio há um sutil aumento do seu gasto energético. Agora imagina isso somado ao fato de que o seu corpo irá precisar se regular durante a prática, pois a atividade física promove a alteração da temperatura corporal.

Então, mesmo com a sensação de ser mais fácil treinar no frio do que no calor, o seu organismo está trabalhando bem mais para se regular e está gastando bem mais calorias, podendo aumentar em até cinco vezes seu gasto calórico.

Porém, preste atenção! Se expor as baixas temperaturas nem de longe é garantia de emagrecimento, é necessário combinar exercício físico com uma dieta balanceada, uma vez que no inverno é comum a vontade de comer as preparações mais calóricas.

Também é preciso se vestir adequadamente, protegendo principalmente cabeça e pescoço, que são as áreas do nosso corpo que mais perdem calor nas trocas com o ambiente.

E se você acha que no inverno o seu corpo quer ficar todo contraído debaixo do edredom, sinto lhe dizer, mas você está certo. Por isso é muito importante iniciar a prática com um bom alongamento e com aquecimento em ritmo crescente, ou seja, começando mais leve e ir aumentando o ritmo conforme sua musculatura for aquecendo. Iniciar a prática em um ritmo muito pesado aumenta e muito o risco de lesão.

Dicas importantes:
Se você tiver algum problema respiratório mais grave, tipo a asma, evite os horários mais frios. O exercício físico praticado no inverno pode ocasionar melhoras no sistema respiratório e imunológico, mas deve ser realizado de forma adequada.

Se hidrate. É normal sentir menos vontade de beber água no frio, mas descuidar da hidratação vai fazer com que você perca rendimento e, consequentemente, resultado.

E aí? Se animou para começar com força total e potencializada?
Procure um profissional e comece já!
#ArquibancadaFitness

Felipe Viana
Criador e idealizador da Web Rádio Arquibancada Esporte Clube. Proprietário da Viana Assessoria de Comunicação
http://www.arquibancadaec.com

Deixe uma resposta